Temperos

O pesto é originário de Gênova – Itália e trata-se de um clássico molho de manjericão. Seu nome vem do verbo ‘pestare’ que significa esmagar, amassar, triturar. Na Itália é apresentado com o pinoli – pequena semente extraída do ‘pinheiro-manso’, árvore originária da região do Mediterrâneo.

Nós desenvolvemos duas versões: com pinhão e com castanha do Brasil ou castanha do pará.

O pinhão é bastante comum na região de Gonçalves – MG e é fonte de tiamina – substância que auxilia na oxigenação do cérebro e no funcionamento do sistema nervoso. É também um alimento com alto valor energético.

A castanha-do-brasil ou castanha-do-pará tem alto valor proteico e grande quantidade de selênio – grande combatente dos radicais livres.

Nosso pesto é normalmente utilizado como molho para massas e está pronto para o uso. Muito saboroso, está entre nossos produtos mais elogiados pelos que já o experimentaram.

Ghee ou manteiga clarificada é usada na Índia há milênios, tanto para fins culinários, quanto para tratamentos medicinais.

O Ghee é obtido através do aquecimento da manteiga fresca até que ela se torne um líquido dourado e translúcido. Durante esse processo, a lactose e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.

Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo. Graças a isso, o Ghee suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.

Além de mais nutritivo, realça o sabor e aroma dos alimentos.

Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como o Ghee é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.

Não contém sal, glúten, lactose, corantes ou conservantes.

O sal marinho é muito mais benéfico à saúde humana do que o refinado. Ele contém cerca de 84 elementos que são eliminados ou extraídos durante o processo de produção do sal refinado como: iodo, bromo, magnésio, cálcio, entre outros. O teor de sódio – que favorece a hipertensão e a retenção de líquidos – é menor no sal marinho do que no refinado. Enfim, o sal marinho nos proporciona sabor, com menor risco de agressão ao nosso organismo.

O cardamomo produz um agradável efeito aromático. Especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante, o cardamomo vem de uma planta da Índia. É uma especiarias amplamente utilizada nas cozinhas indiana, árabe e chinesa. Os naturalistas relacionam propriedades digestivas, antissépticas, diuréticas e expectorantes à esta especiaria.

No dia-a-dia, uma delícia com um café fresquinho!